Quem Somos

Produzir conteúdo, gerar entretenimento, contar histórias e transmitir conceitos através de recursos audiovisuais, da melhor forma e para o maior número possível de pessoas, é o que buscamos!

Os produtos audiovisuais da GAYA Filmes, reconhecidos nacional e internacionalmente, são dirigidos para o gênero “entretenimento educacional” (edutainment). Poucas produtoras no Brasil estão voltadas para esse gênero, tão essencial para a formação humana atual de crianças, jovens e adultos. Trabalhamos nossos produtos audiovisuais com a meta de atingir uma comunicação global, buscando sua compreensão e seu acesso tanto por um iletrado, quanto por especialista nos assuntos abordados. Atingimos este resultado através do compromisso e da coesão entre pesquisa, criação, desenho de produção e rigor narrativo.

A GAYA Filmes foi fundada em 1992 com a missão de realizar conteúdo e entretenimento com qualidade de excelência para cinema, televisão e servir, ainda, como ferramenta pedagógica. Esta ação resultou na realização de títulos de repercussão nacional e internacional, com destaque para Atlântico Negro – Na Rota dos Orixás, A Invenção de Brasília, Cidades Inventadas, As Vidas de Maria, Malagrida, Félix Varela, Bianchetti e Mauricio de Sousa, dentre outros.

A GAYA Filmes também é produtora do Teste de Audiência, que já testou mais de 90 filmes brasileiros de longa metragem, em programa inédito de qualificação e aprimoramento dos filmes e do diálogo do cinema brasileiro com seu público, realizado no Teatro da Caixa Cultural desde 2007.

A GAYA Filmes já produziu conteúdo audiovisual em todas as regiões do Brasil e em diferentes países: Itália, Espanha, Portugal, Benim, Moçambique, Mali, Burkina-Faso, Estados Unidos, Cuba e Venezuela. Também realizou a videoinstalação A Liga da Língua – “uma polifonia” da língua portuguesa envolvendo todos os países da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Temos desenvolvido produtos audiovisuais com as seguintes instituições parceiras: HBO América Latina, ONU, FAO, UNESCO, UNICEF, PNUD, Banco Mundial, WWF, SESC, SEBRAE, Ministério da Cultura, Ministério da Educação, Ministério do Meio Ambiente, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Saúde, Programa Ibermedia, FAC-DF, FUNCEB–Fundação Cultural do Exército Brasileiro, Fundação Cultural Palmares, CAIXA Cultural, CCBB–Centro Cultural Banco do Brasil, SIGNIS–Associação Católica Mundial para a Comunicação, CNBB–Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Porticus, Caritas, USCCB– Conferência Nacional dos Bispos dos Estados Unidos, ANDI–Agência de Notícias dos Direitos da Infância, Itaú Cultural, ABRANDH–Ação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos, dentre outras.